Fechar
Fechar
IFPI Portal do IFPI http://facebook.com.br/ifpiaui http://instagram.com/ifpiaui http://twitter.com/ifpiaui http://www.youtube.com/tvifpiaui https://soundcloud.com/ifpiaui
  • Texto
    • Normal
    • A+
    • A-
  • Contraste
    • Normal
    • Alto
    • Baixo
  • Email
Missão: "Promover uma educação de excelência, direcionada às demandas sociais"
Perguntas Frequentes

Em que cidades são oferecidos cursos no IFPI?
Atualmente, o Instituto Federal do Piauí possui campi nas cidades de Angical, Corrente, Floriano, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí. Ainda em 2012, devem ser inauguradas as unidades de Oeiras, Pedro II e São João do Piauí. Encontra-se em fase de licitação a construção de campi em Campo Maior, Cocal e Valença, com previsão de inauguração para 2013.

Quais os tipos de cursos que o IFPI oferece?
A instituição oferta cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio. Além disso, conta com o PROEJA, voltado para educação de jovens e adultos, cursos superiores (tecnologia, bacharelado e licenciatura) e pós-graduação.

Qual a diferença entre cursos técnicos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio?
Na modalidade integrado ao médio, o aluno faz simultaneamente o ensino médio e o curso técnico da área escolhida. A modalidade concomitante exige que o aluno esteja cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio, em outra instituição de ensino; paralelamente, ele faz o curso técnico no IFPI. Para fazer um curso técnico na modalidade subsequente, é necessário que o aluno já tenha concluído o ensino médio.

Como faço para ingressar nos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Piauí?
A seleção para os cursos técnicos é feita através do Exame Classificatório. Geralmente os editais são divulgados nos meses de junho e novembro. Já para os cursos superiores, o ingresso se dá através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Esse sistema é baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quanto eu preciso pagar, por mês, para estudar no IFPI?
Nada. Como uma instituição pública de ensino, o IFPI não cobra mensalidade de seus alunos e seus cursos são totalmente gratuitos.

O IFPI oferece cursos a distância?
Sim. O Instituto oferece cursos técnicos na modalidade de educação a distância pela Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Os cursos funcionam da seguinte forma: os alunos fazem as atividades a distância e têm que comparecer ao polo de apoio presencial escolhido para participar de aulas e fazer as avaliações.

Como faço para ser servidor efetivo do IFPI?
A nomeação para cargo efetivo nas carreiras docente e técnica-administrativa depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidas a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

por Diretoria de Comunicação Social
Voltar