Fechar
Fechar
IFPI Portal do IFPI http://facebook.com.br/ifpiaui http://instagram.com/ifpiaui http://twitter.com/ifpiaui http://www.youtube.com/tvifpiaui https://soundcloud.com/ifpiaui
  • Texto
    • Normal
    • A+
    • A-
  • Contraste
    • Normal
    • Alto
    • Baixo
  • Email
Missão: "Promover uma educação de excelência, direcionada às demandas sociais"
PRONATEC
Data de postagem: 18 de maio de 2012
print.png E-mail

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis. Os destaques do Pronatec são:

a) a criação da Bolsa-Formação;
b) a criação do FIES Técnico;
c) a consolidação da Rede e-Tec Brasil;
d) o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado;
e) a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT).

A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.

Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos técnicos com a partir de 800 horas serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos de qualificação a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis. Em ambos os casos, os beneficiários terão direito a cursos gratuitos e de qualidade, a alimentação, a transporte e a todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários.

Mais informações:

Pró-reitoria de Extensão: (86) 3215-5235

Coordenação do Pronatec: (86) 3222-6995

Confira editais do Pronatec.

por Diretoria de Comunicação Social
Voltar