Fechar
Fechar
IFPI Portal do IFPI http://facebook.com.br/ifpiaui http://instagram.com/ifpiaui http://twitter.com/ifpiaui http://www.youtube.com/tvifpiaui https://soundcloud.com/ifpiaui
  • Texto
    • Normal
    • A+
    • A-
  • Contraste
    • Normal
    • Alto
    • Baixo
  • Email
Missão: "Promover uma educação de excelência, direcionada às demandas sociais"
MULHERES MIL

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Foi implantado inicialmente como projeto-piloto em 13 estados das regiões norte e nordeste do país, por meio de uma parceria com colleges canadenses, em 2007. Desde então, cerca de 1,2 mil mulheres foram beneficiadas com cursos profissionalizantes em áreas como turismo e hospitalidade, gastronomia, artesanato, confecção e processamento de alimentos.

PROJETO PILOTO

O Mulheres Mil foi implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (Redenet), Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro, Conselho Nacional de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Concefet) e os institutos federais de educação ciência tecnológica. Sua execução ocorreu em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense, este representado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida/ACDI) e a Associação do Colleges Comunitários do Canadá (ACCC).

Estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – o Mulheres Mil foi implementado pelos institutos federais dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e a Escola Técnica Federal de Palmas.

Além da profissionalização das mulheres, o projeto sistematiza as metodologias e os saberes desenvolvidos pelos 13 subprojetos no decorrer de quatro anos, de 2007 a 2010. Ao final, este projeto se transformou em política pública integrante do Programa Brasil Sem Miséria do governo federal, e está implementado nos campi da rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Confira a Portaria do MEC nº 1.015, do dia 21 julho de 2011, publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de julho, seção 1, página 38.

Mais informações:

Pró-reitoria de Extensão: (86) 3215-5235

Clique aqui para mais informações.

por Super User
Voltar