Fechar
Fechar
IFPI Portal do IFPI http://facebook.com.br/ifpiaui http://instagram.com/ifpiaui http://twitter.com/ifpiaui http://www.youtube.com/tvifpiaui https://soundcloud.com/ifpiaui
  • Texto
    • Normal
    • A+
    • A-
  • Contraste
    • Normal
    • Alto
    • Baixo
  • Email
Missão: "Promover uma educação de excelência, direcionada às demandas sociais"
IFPI promove desfile de moda inclusiva
Data de postagem: 29 de agosto de 2016
print.png E-mail

O evento será realizado no Shopping Rio Poty
O evento será realizado no Shopping Rio Poty
No dia 22 de setembro, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) promoverá seu primeiro desfile de moda inclusiva. O evento, organizado pela Assessoria de Inclusão e Diversidade, vai acontecer a partir das 18h, no Shopping Rio Poty, e está sendo desenvolvido com alunos dos cursos de Vestuário (Campus Teresina Zona Sul) e Design de Moda (Campus Piripiri).

Mais de 30 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, irão participar do desfile que tem o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21 de setembro, e proporcionar aos alunos e professores desenvolver o senso de responsabilidade social e sensibilidade para a importância da criação do design funcional, pensando na ergonomia e na inclusão social por meio de roupas divertidas e criativas.

Participarão do desfile pessoas com deficiência que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, auditiva, visual, mental, intelectual ou sensorial e pessoas com transtornos globais do desenvolvimento. “A utilização adequada da moda pode exercer papel fundamental na inclusão social e melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência”, ressalta a assessora de Inclusão e Diversidade do IFPI, Kennya Martins.

Durante o evento, serão apresentadas também algumas peças de projetos desenvolvidas pelos alunos e professores do Campus Teresina Zona Sul: Moda na cabeça (confecção de chapéu para crianças com câncer) e Anjos da moda (confecção de pijamas infantis para crianças em situação de vulnerabilidade social e nos orfanatos).

Tema do Desfile - Baseado em livro infantil, a proposta do tema do desfile “Jardim Secreto: A beleza de cada corpo não segue nenhuma norma ou regra” é levar as pessoas a resgatarem seus jardins secretos, permitindo que outras pessoas façam parte dele, através da amizade. A proposta do desfile é exatamente mostrar que, através da moda e da inclusão, o jardim secreto de cada um é um lugar fantástico onde não existem tristezas ou preconceitos, mas beleza e vida.

Parceiros - Na realização do evento, o IFPI conta com os seguintes parceiros: Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA), Centro Integrado de Educação Especial (Cies), Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), Associação dos Surdos de Teresina (Aste) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (APAE).

por Diretoria de Comunicação Social
Voltar