Fechar
Fechar
IFPI Portal do IFPI http://facebook.com.br/ifpiaui http://instagram.com/ifpiaui http://twitter.com/ifpiaui http://www.youtube.com/tvifpiaui https://soundcloud.com/ifpiaui
  • Texto
    • Normal
    • A+
    • A-
  • Contraste
    • Normal
    • Alto
    • Baixo
  • Email
Missão: "Promover uma educação de excelência, direcionada às demandas sociais"
Tecnologia
Alimentos

Perfil do Egresso:

O tecnólogo em Alimentos planeja, elabora, gerencia e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. Seu campo de atuação abrange desde moinhos, indústrias alimentícias, fábricas de conservas até instituições de pesquisas. Este profissional ainda supervisiona as várias fases dos processos de industrialização de alimentos, desenvolve novos produtos, monitora a manutenção de equipamentos, coordena programas e trabalhos nas áreas de conservação, controle de qualidade e otimização dos processos industriais do setor na perspectiva de viabilidade econômica e preservação ambiental.

Possibilidades de atuação:

Empresas de pasteurização de leite e de fabricação de produtos lácteos; empresas de beneficiamento e processamento de frutas, hortaliças, grãos, cereais e amido; frigoríficos

Duração:

3 anos e meio (2.700 horas)

Onde Cursar:

  • Teresina - Central
Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Perfil do Egresso:

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.

Possibilidades de atuação:

Empresas públicas e privadas da área de Tecnologia da Informação; equipes de desenvolvimento interno da área de Tecnologia da Informação das organizações em geral.

Duração:

3 anos (2.650 horas)

Onde Cursar:

  • Floriano
  • Teresina - Central
  • Picos
Gastronomia

Perfil do Egresso:

O tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais. Empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outras, são possibilidades de locais de atuação deste profissional. O domínio da história dos alimentos, da cultura dos diversos países e da ciência dos ingredientes, além da criatividade e atenção à qualidade são essenciais nesta profissão, em que o alimento é uma arte.

Possibilidades de atuação:

Restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, cantinas escolares, bares e bufês.

Duração:

2 anos e meio (1.905 horas)

Onde Cursar:

  • São Rdo. Nonato
  • Teresina Zona Sul
Geoprocessamento

Perfil do Egresso:

O tecnólogo em Geoprocessamento utiliza sistemas computacionais voltados à aquisição, armazenamento, processamento, análise e apresentação de informações sobre o meio físico referenciadas espacialmente. Dominando fundamentos de informática, cartografia, sensoriamento remoto e análise espacial, este profissional levanta informações cartográficas de pontos específicos de determinado território, imprescindíveis às atividades de planejamento urbano e ordenação do uso do solo, levantamento de informações socioeconômicas, gerenciamento ambiental, de sistemas de transporte, de processos agrícolas, entre outras.

Possibilidades de atuação:

Instituições públicas e instituições privadas que trabalhem com monitoramento do meio ambiente, reconhecimento dos recursos naturais da terra e sua utilização, uso e ocupação do solo, atualização de mapas, planejamento urbano e rural.

Duração:

3 anos e meio (2.475 horas)

Onde Cursar:

  • Teresina - Central
Gestão Ambiental

Perfil do Egresso:

O tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas –, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Possibilidades de atuação:

Empresas públicas ou privadas; órgãos governamentais; indústrias; empresas de consultoria

Duração:

3 anos (2.580 horas)

Onde Cursar:

  • Corrente
  • Teresina - Central
Gestão de Recursos Humanos

Perfil do Egresso:

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Este profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

Possibilidades de atuação:

Empresas privadas ou órgãos públicos, na gestão de recursos humanos; empresas especializadas em consultoria de recursos humanos.

Duração:

3 anos (1.980 horas)

Onde Cursar:

  • Teresina - Central
Radiologia

Perfil do Egresso:

O tecnólogo em Radiologia executa as técnicas radiológicas, no setor de diagnóstico; radioterápicas, no setor de terapia; radioisotópicas, no setor de radioisótopos; industrial, no setor industrial e de medicina nuclear. Pode gerenciar os serviços e procedimentos radiológicos, atuando conforme as normas de biossegurança e radioproteção em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, policlínicas, laboratórios, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares.

Possibilidades de atuação:

Hospitais, clínicas, pronto-socorros e casas de saúde da rede pública ou privada; clínicas de radiodiagnóstico; indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares.

Duração:

3 anos (2.700 horas)

Onde Cursar:

  • Teresina - Central
Secretariado

Perfil do Egresso:

O tecnólogo em Secretariado planeja e organiza os serviços de secretaria de centros decisórios de uma instituição. Aplicando conceitos e ferramentas tecnológicas específicas de assessoramento, de forma a otimizar os processos vinculados a suas atividades, este profissional assessora executivos, diretores e suas respectivas equipes, planeja, organiza, implanta e executa atividades e metas da área, eventos, serviços protocolares, viagens, relações com clientes e fornecedores, comunicação e redação de textos técnicos, além de gerenciar informações.

Possibilidades de atuação:

Empresas de todos os portes e dos mais diversos setores da economia; prestadores de serviços diversos; comércio e indústria; área da saúde; área da educação; entidades de classe; órgãos Públicos, fundações e ONGS.

Duração:

2 anos e meio (1.710 horas)

Onde Cursar:

  • Teresina - Central