Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista SOMMA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Manuais

Normas para os artigos:

1. O artigo deverá ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 15 (quinze) páginas, sem contar com resumos, referências e notas. Deve também ser encaminhado em papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm.

2. O título deverá estar em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito; o subtítulo deverá estar em letras minúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito e sem itálico.

3. O artigo deverá conter um resumo que apresente perspectiva concisa do tema, da abordagem e das conclusões, não devendo exceder 200 palavras. Deverão ser indicadas no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) palavras-chave. Resumo e palavras-chave deverão ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas, alinhamento justificado, versão português e inglês.

4. Na Introdução – bem como nos demais itens presentes à subdivisão do artigo, relativos a seções e subseções – deverá ser usada a fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Exemplo: 1 INTRODUÇÃO

5. O primeiro item do corpo do artigo e caso existam subitens deverão ser numerados. Exemplo: 1, 1.1 ou 1.1.1 (sem ponto no final da sua sequência).

6. A página, formatada em papel A4, sem numeração, deverá ter as seguintes margens: superior e à esquerda de 3 cm, à direita e inferior de 2 cm. O espaçamento normal do artigo deverá ser de 1,5 cm (exceto na zona dos resumos, das citações longas, das referências e notas, que deverá ser de 1,0 cm). Todos os parágrafos deverão ter espaçamento zero, antes e depois. Não deverão ser usados cabeçalhos ou rodapés. As aspas, do tipo vertical, deverão terminar após os sinais de pontuação, como “exemplo de fecho de aspas duplas,” ou ‘fecho de aspas.’.

7. Deverão ser observadas as normas de citação do sistema ‘autor, data,’ ou ‘Harvard,’ sem o uso de notas de rodapé. Recordam-se, abaixo, alguns tipos de citações:
7.1. Citação curta: máximo 03 (três) linhas, devendo estar incluída no correr do artigo, com aspas verticais simples.
7.2. Citação longa: em bloco destacado, espaçamento simples entre linhas, parágrafo em recuo de 4,0 cm, fonte Times New Roman, tamanho 10, referência ‘autor, data’ no final fora da zona itálico.

8. No artigo, os extratextos poderão ser apenas de dois tipos: Figuras ou Quadros:
8.1 Na categoria Figura, inclui-se todo o tipo de imagem, desenho, fotografia, gráfico, que devem, necessariamente, estar acompanhadas de legendas. A Figura deverá ter sempre a ‘âncora’ no correr do artigo (Figura 1); as legendas deverão estar abaixo da figura, fonte Times New Roman, tamanho 10, centradas, parágrafo sem avanço; imagem sempre com a referência autor, data; altura da imagem: c. 7cm; 300 dpi. É obrigatório o envio das figuras em arquivos separados.
8.2 Na categoria ‘Quadro’, incluem-se as tabelas, que deverão estar com legendas. Também deverão ter sempre a sua âncora no texto do artigo. A numeração das Figuras deverá ser seguida independente da numeração dos Quadros.

9. No item Referências somente deverão ser apresentadas as fontes citadas. Cada vez mais as listas de referências tendem a incluir materiais como vídeos, DVDs, CDs, além de sítios da Internet (páginas, bases de dados, monografias ou periódicos em linha, fotos, filmes, etc.). O item ‘Referências’ deverá ser o único a não estar dividido em subitens.
9.1. O item Referências deverá estar em fonte Times New Roman, tamanho 12 e em negrito. As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

10. As páginas do artigo não devem estar numeradas.

11. A Comissão Editorial não aceitará textos fora das normas estabelecidas acima, reservando-se a decisão final quanto à publicação dos mesmos. Os artigos publicados e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os editores não se responsabilizam pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores.

12. Os trabalhos inscritos para possível publicação passam pelo crivo de avaliadores Ad hoc que emitirão, de forma anônima, um dos seguintes pareceres: artigo aceito para publicação, artigo aceito com ressalva(s) ou artigo recusado para publicação. Os artigos aceitos com ressalvas serão devolvidos aos autores para que realizem as mudanças necessárias. Posteriormente, a versão modificada será reavaliada pelos pareceristas, que emitirão parecer final (aceito para publicação ou recusado).

 

Normas para as resenhas:

Deve ser de obras publicadas nos últimos três (03) anos. Ter entre três (03) e cinco (05) páginas.

Normas para os resumos de Dissertações e Teses:

Deve ter no máximo uma página, estando em Português e Inglês, seguidos de palavras-chave. 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2447-701X